A vesícula biliar é um órgão localizado na região superior do abdome, numa área denominada hipocôndrio direito. Sua função é armazenar a bile produzida no fígado e liberá-la no duodeno (intestino) para a digestão das gorduras ingeridas durante as refeições.
Algumas doenças podem acometer este órgão. A mais comum é a colelitíase: presença de cálculos no interior da vesícula. Na maioria dos casos, a presença da litíase vesicular gera sintomas como dor, náuseas e vômitos que podem estar relacionados à ingesta de alimentação gordurosa. A colelitíase sintomática é uma das mais comuns indicações de colecistectomia (cirurgia para retirada da vesícula). Atualmente, este procedimento é realizado por videolaparoscopia, proporcionando menor dor no pós-operatório e retorno mais precoce às atividades cotidianas.
Além de aliviar os sintomas, a colecistectomia videolaparoscópica está indicada nesses casos para prevenir possíveis complicações, tais como a colecistite (inflamação aguda da vesícula biliar) e a pancreatite aguda biliar (inflamação do pâncreas devido à passagem de cálculos pelas vias biliares).
A vesícula também pode ser acometida por pólipos e por neoplasia. Nesses casos, será importante a avaliação individual para que se defina a melhor conduta. Qualquer dúvida entre em contato com as Dras Gabriela Vizzoni e Thais Leiros.