Hérnias são áreas de fraqueza ou defeito na parede abdominal por onde ocorre a protrusão de órgãos ou de algum tecido do interior da cavidade abdominal, gerando a presença de abaulamento no local.
As principais localizações de hérnias da parede são: região inguinal (virilha), cicatriz umbilical e região epigástrica (área localizada na linha mediana do abdome, acima do umbigo). Defeitos de parede também podem surgir em locais de incisões cirúrgicas prévias: são as chamadas hérnias incisionais.
Na maioria dos casos essa afecção cursa com dor e, dependendo da sua localização, pode gerar complicações, sendo necessária a avaliação de especialista para a decisão sobre tratamento cirúrgico. Algumas situações necessitam de correção cirúrgica emergencial, como as hérnias encarceradas, em que há o aprisionamento agudo do conteúdo herniário gerando dor intensa; e as hérnias estranguladas, em que há prejuízo na vascularização do órgão contido na hérnia, podendo haver isquemia do mesmo.
O tratamento cirúrgico pode ser por cirurgia convencional (aberta) ou por videolaparoscopia, podendo ser necessário o implante de tela para reforço da parede abdominal. A decisão do tipo de procedimento dependerá da localização da hérnia e de fatores relacionados ao paciente como, por exemplo, comorbidades associadas. O paciente e o cirurgião decidirão em conjunto o melhor método a ser utilizado. Você pode ter mais detalhes sobre esse assunto entrando em contato conosco ou marcando uma consulta.