Fígado

O fígado é um órgão sólido que se localiza no quadrante superior direito do abdome. Apresenta inúmeras e importantes funções, dentre as quais: a regulação do metabolismo energético; a produção de proteínas e vitaminas fundamentais para o organismo; e a excreção de substâncias tóxicas.
Pode ser acometido por doenças primárias (originadas inicialmente em seu parênquima) ou ser local de implante de doenças secundárias (quando a doença inicial está em outro órgão). As lesões podem ser císticas (contém líquido em seu interior) ou sólidas (nódulos hepáticos).

Lesões císticas geralmente são benignas, porém, dependendo de suas características, tamanho e localização, poderão necessitar de intervenção cirúrgica.

Lesões sólidas exigem investigação com exames de imagem para a sua adequada caracterização. Nódulos hepáticos como o hemangioma e a hiperplasia nodular focal são benignos e, em sua grande maioria, não necessitarão de abordagem. O adenoma hepático, apesar de ser benigno, poderá necessitar de intervenção devido ao tamanho, ao risco de complicações ou à possibilidade de malignização. Nódulos malignos geralmente estão associados a sintomas como perda de peso, dor abdominal, icterícia (cor amarelada nos olhos e pele), dentre outros. Podem corresponder a neoplasias primárias do fígado (como o hepatocarcinoma) ou a neoplasias secundárias, as chamadas metástases hepáticas. Pacientes com lesões hepáticas malignas necessitam de acompanhamento multidisciplinar e tratamento especializado para o melhor manejo das condutas clínicas e cirúrgicas. Permaneceu com dúvida? Entre em contato com as Dras Gabriela Vizzoni e Thais Leiros ou marque uma consulta.

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp

Agende sua

Consulta

Dra. Thais Leiros
CRM: 5290908-4

Dra. Gabriela Vizzoni
CRM: 5293564-6

Agende sua Consulta

Obrigado pelo Contato

Aguarde nosso contato que acontecerá o mais breve possível!

× Agende sua consulta