O baço é um órgão sólido que se localiza no quadrante superior esquerdo do abdome e pesa cerca de 150 gramas. Durante o desenvolvimento fetal, esse órgão é responsável pela produção de hemácias (células vermelhas) e leucócitos (glóbulos brancos) do sangue. Na vida adulta, o baço mantém importantes funções, como a filtração de células sanguíneas, retirando da circulação e destruindo as células defeituosas e senis; e o auxílio no controle de infecções.
Algumas doenças podem gerar um aumento da destruição das células sanguíneas pelo baço. Na esferocitose hereditária, por exemplo, ocorre uma produção defeituosa das hemácias, gerando grande destruição das mesmas e consequente anemia. Na púrpura trombocitopênica idiopática, uma doença autoimune, há a destruição das plaquetas mediada por anticorpos produzidos pelo próprio organismo. Essas doenças podem necessitar de tratamento cirúrgico com a ressecção do órgão, procedimento ao qual chamamos de esplenectomia.
Doenças malignas também acometem o baço. Dentre elas, a mais comum é o linfoma: neoplasia originária do linfócito (um dos tipos de leucócitos). Nesse caso, a esplenectomia pode ser importante para o diagnóstico e para o tratamento.
A esplenectomia também pode ser necessária no contexto de um trauma abdominal. Este órgão é um dos mais afetados em acidentes automobilísticos quando há traumatismo em região abdominal. Dessa forma, pacientes vítimas de politrauma sempre devem procurar serviço médico especializado. Ficou alguma dúvida? Entre em contato ou marque uma consulta.