A cirurgia vascular tem por finalidade a pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças envolvendo o sistema circulatório, incluindo vasos linfáticos, artérias e veias. Diversas patologias como Aneurismas da Aorta, Varizes de membros inferiores, Ulceras venosas, Pé Diabético, Dissecções da Aorta, obstruções das artérias dos membros inferiores e das carótidas, são conduzidas pelos cirurgiões vasculares. As possibilidades de tratamento envolvem desde o uso de medicações e terapias de suporte como o uso de meias compressivas, até os procedimentos invasivos.
A cirurgia vascular se subdivide basicamente em duas grandes áreas de tratamento cirúrgico: A cirurgia aberta (convencional) e a cirurgia endovascular. Cada paciente é minuciosamente avaliado e as melhores opções de tratamento são oferecidas para a resolução do seu caso. A cirurgia endovascular minimamente invasiva se utiliza de alta tecnologia com emprego de cateteres, balões de angioplastia, stents e endopróteses além de uma grande variedade de dispositivos tecnológicos de tratamento.
Na cirurgia convencional além de todas as técnicas utilizadas na abordagem das patologias arteriais e venosas mais comuns, o cirurgião vascular muitas vezes é solicitado por outras especialidades para auxiliar na condução de casos complexos, como tumores envolvendo vasos sanguíneos, acessos para tratamento de patologias da coluna vertebral, acessos para hemodiálise e quimioterapia. Além do envolvimento com patologias circulatórias complexas o cirurgião vascular também dedica muita atenção e experiência na condução e tratamento estético das varizes de membros inferiores,utilizando técnicas variadas como laser, escleroterapia química de microvasos, espuma densa, dentre diversas outras.
O cirurgião vascular não apenas realiza o diagnóstico e tratamento de patologias vasculares, mas além disso promove mudanças de hábitos de vida e alimentares com finalidade de acompanhamento do paciente ao longo de sua vida já que as doenças circulatórias por vezes são de abordagem longa.